domingo, 18 de setembro de 2011

Merkel soma sexta derrota eleitoral do ano com insucesso em Berlim

Hoje às 20:53-TSF

O SPD voltou a vencer em Berlim, apesar de ter perdido votação,o triunfo resultou em mais uma derrota eleitoral para a CDU, da chanceler alemã Angela Merkel.
O partido da chanceler alemã saiu derrotado nas eleições regionais de Berlim, naquela que foi a sexta derrota eleitoral de Angela Merkel este ano.

Na capital federal alemã, o SPD garantiu 28,2 por cento dos votos, menos 2,6 pontos percentuais que em 2006, ao passo que o a CDU, da chanceler germânica, não foi além dos 23,3 por cento, indicou uma sondagem divulgada pela televisão ARD.

Desta forma, o presidente de câmara Klaus Wowereit deverá conseguir o seu terceiro mandato consecutivo, devendo os Verdes, que subiram de 13,1 para os 17,6 por cento, ser o parceiro de coligação do SPD na maior cidade alemã.


Apesar de ter subido ligeiramente na votação em Berlim, o partido de Merkel sofreu um grande revés muito por culpa do seu aliado governamental, o FDP, que não foi além dos 1,8 por cento e que por isso não terá representação no parlamento berlinense.

Um dos grandes vencedores deste acto eleitoral foi o Partido dos Piratas, que defende mudanças nos direitos de autor na Internet, e que deverá alcançar um resultado próximo dos nove por cento.

Destaque ainda para a descida do partido da Esquerda (Die Linke) de 13,4 para 11,7 por cento.

Sem comentários: