quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Basílio Horta diz que Santos Pereira "vai passar a ser ministro do desemprego"

por:DN.pt; Lusa-Hoje
O deputado socialista Basílio Horta defendeu hoje que as políticas de contracção económica farão de Álvaro Santos Pereira um "ministro do desemprego" ou o "velho ministro de abastecimento e preços" em vez de responsável por uma economia internacionalizada.

"Como a prioridade do Governo não é a retoma económica, como a prioridade do Governo é aumentar impostos e cortar salários e viver no momento permanente de contracção, obviamente que o senhor ministro deixa de ser ministro do Emprego para passar a ser ministro do desemprego", acusou Basílio Horta.

Numa interpelação ao Governo no Parlamento, por iniciativa do BE, o deputado socialista insistiu na ideia segundo a qual há "uma ausência de Economia" no Governo, lembrando que o empresário e presidente do conselho nacional do CDS, António Pires de Lima, afirmou que o ministro Economia "é um problema" para este Governo.

Basílio Horta comparou as opções do Governo à "experiência chilena dos anos 80", em cortes salariais e aumento de impostos queriam meter os chilenos "na ordem", mas culminaram em "desemprego em quase 30 por cento" e "construção de uma sociedade para poucos e de um Estado para poucos".

O PS insistiu que "a consolidação orçamental se deve fazer simultaneamente com a retoma do crescimento", sob pena de Álvaro Santos Pereira chegar a "2013 com poucas empresas e poucas famílias".

"Por este caminho vossa excelência será o velho ministro de abastecimento e preços ou o secretário de estado do Comércio Interno, agora ministro da Economia, de uma economia internacionalizada, isso é que o vossa excelência não será, com grave prejuízo para a economia portuguesa", acusou.

Sem comentários: