segunda-feira, 10 de outubro de 2011

François Hollande vence primeira volta das primárias socialistas em França

10.10.2011(actual.) - Por: PÚBLICO online

A segunda volta das primárias do Partido Socialista francês vai ser disputada no próximo domingo entre François Hollande e Martine Aubry.

Uma contagem parcial feita ao início da noite a mais de metade dos votos dava 39% a Hollande e 31% a Aubry. Um deles será o candidato socialista às presidenciais de 2012. Um deles irá defrontar Nicolas Sarkozy, que deverá formalizar a sua recandidatura no início do próximo ano.

A surpresa da noite foi Arnaud Montebourg, que encarna a ala esquerda dos socialistas e defende a “desglobalização”. As sondagens davam-lhe 11% mas ele terá conseguido chegar aos 17%, deixando para trás Ségolène Royal (7%) e Manuel Valls (5%). Michel Baylet, o representante da esquerda radical terá tido um resultado residual.

Com quase dois milhões de eleitores a deixarem o seu voto na urna, um euro numa caixa de contribuições e a assinatura num documento onde afirmaram partilhar “os valores da esquerda e da República”, o escrutínio de ontem foi considerado um sucesso e uma demonstração inédita de participação democrática.

Esta iniciativa sem precedentes, que copia o processo de primárias praticado nos Estados Unidos. correu muito melhor do que “as nossas esperanças mais secretas”, disse à AFP Harlem Désir, que assume interinamente a direcção do PS francês.

Numa mesa de voto num bairro popular de Paris, o número de eleitores que apareceram para votar superou as expectativas. “Não esperávamos uma afluência tão grande. Apareceram pessoas de todas as idades, pessoas que eu nunca vi”, disse José Raphael Lévy, um militante socialista há 30 anos.

Sophie, uma cardiologista de 44 anos, votou em François Hollande, mas foi a sua segunda escolha. Se pudesse “teria votado em Dominique Strauss-Kahn”, explicou, referindo-se ao grande ausente destas primárias. O ex-director do FMI abandonou a corrida à presidência de França depois de se ver envolvido num escândalo sexual com uma empregada de um hotel em Nova Iorque. Ontem, DSK votou em Martine Aubry.

(Notícia actualizada às 0h23 de 10 de Outubro de 2011)

Sem comentários: