quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ETA anuncia fim definitivo da luta armada

por:DN.pt- Lusa-Hoje

A ETA, organização terrorista que defende o separatismo basco, anunciou hoje que "decidiu o fim definitivo da sua acção armada", segundo um comunicado divulgado pela edição online do diário Gara.

"A ETA decidiu a cessação definitiva da sua actividade armada", refere o comunicado da organização."

A ETA faz um apelo aos governos de Espanha e França para abrir um processo de diálogo directo que tenha por objectivo a resolução das consequências do conflito e, assim, a superar a confrontação armada. A ETA com esta declaração histórica mostra o seu compromisso claro, firme e definitivo", refere.

No comunicado, a organização considera que "é tempo de olhar o futuro com esperança" e de "actuar com responsabilidade e valentia".

No comunicado, a ETA refere-se directamente à Conferência Internacional que decorreu segunda-feira no País Basco, onde estiveram, entre outros, Kofi Annan e Gerry Adams, que considerou "uma iniciativa de grande transcendência política.

"A resolução reúne os ingredientes para uma solução integral do conflito e conta com o apoio de amplos sectores da sociedade basca e da comunidade internacional", indica, considerando que no País Basco se está a abrir "um novo tempo político".

"Estamos perante uma oportunidade histórica para dar uma solução justa e democrática ao secular conflito político. Contra a violência e a repressão, o diálogo e o acordo devem caracterizar o novo ciclo", sublinha

Na declaração, a ETA considera que o "reconhecimento de Euskal Herria e o respeito pela vontade popular devem prevalecer sobre a imposição", considerando que esse "é o desejo da maioria da cidadania basca".

"A luta de longos anos criou esta oportunidade. Não foi um caminho fácil. A crueza da luta levou muitos companheiros e parceiros para sempre. Outros estão a sofrer o cárcere ou o exílio", sublinha.

"Para eles e elas o nosso reconhecimento e a mais sentida homenagem", refere.

Agora, considera, "o caminho também não será fácil".

"Ante a imposição que ainda perdura, cada passo, cada conquista, será fruto do esforço e da luta da cidadania basca", refere o comunicado.

"Ao longo destes anos Euskal Herria acumulou a experiência e força necessária para enfrentar este caminho e tem também a determinação para o fazer", refere ainda.

Finalmente, a ETA "faz um apelo à sociedade basca para que se implique neste processo de soluções até construir um palco de paz e liberdade".

Sem comentários: