domingo, 23 de outubro de 2011

Durão apresentou roteiro para estabilidade e emprego

JN.pt-Hoje-AFP

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, apresentou ao Conselho Europeu o seu roteiro para a estabilidade e emprego, no qual reclama o reforço do sistema bancário e da governação económica.

O roteiro para uma resposta abrangente destinada a restabelecer a confiança na zona euro e na União Europeia tinha já sido apresentado, a semana passada, no Parlamento Europeu e prevê uma "acção determinada" e imediata em relação à Grécia.

O aumento de capital dos bancos é outra das propostas de Durão Barroso, que defende a necessidade dos bancos deterem um rácio de fundos próprios consideravelmente mais elevado e que englobe capitais de muito boa qualidade para melhor enfrentar a crise na zona euro.

A construção de uma governação económica mais robusta e integrada e a antecipação de políticas promotoras do crescimento e emprego são outros pontos da proposta.

Os líderes dos 27 estão reunidos, em Bruxelas, seguindo-se uma cimeira, à tarde, dos países da zona euro.

Destas duas reuniões não devem sair soluções para a crise da dívida, estando as decisões adiadas para o encontro dos 17, na quarta-feira.

Sem comentários: