sábado, 29 de outubro de 2011

Passos Coelho preconiza novo regime económico para Portugal

São Paulo, Brasil, 29 out (Lusa)

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse sexta-feira, em entrevista à televisão brasileira Globo, que Portugal tem de fazer um “caminho de mudança de regime económico” apostando mais nas empresas e na abertura da economia ao exterior.

“O caminho que temos de fazer é um caminho de mudança de regime económico, apostar mais nas empresas, mas na abertura da economia ao exterior, mais no empreendedorismo e na inovação dos portugueses, libertá-los do peso desta dívida, que vai demorar tempo, mas tem que ser feito, reduzir os gastos do Estado e das despesas públicas”, afirmou.

O líder do Governo, que terminou sexta-feira uma visita de dois dias ao Brasil, salientou também na entrevista que as dificuldades portuguesas não estão ao mesmo nível das gregas e que apesar da dívida portuguesa ser grande é “sustentável”.

“A nossa dívida é grande, mas é uma dívida sustentável. E foi justamente para evitar que as nossas dívidas fossem além do devido, daquilo que nós poderíamos pagar, que adotamos um programa tão duro e tão difícil como este que tem vindo a ser e que continuará por mais alguns anos em Portugal”, disse.

Passos Coelho disse também ter sido importante o reforço do Fundo Europeu de Resgate porque este mecanismo precisa de “alavancado para que esse risco sistémico e esse risco de contágio, de quebra de confiança no próprio euro, seja interrompido”.

“Era importante que o fundo tivesse um nível de robustez que desencorajasse os especuladores de fragilizar as economias europeias”, explicou.

A entrevista de Passos Coelho será transmitida na íntegra na segunda-feira no canal Globo News.

GL/JCS/Lusa

Sem comentários: