quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Euro/Crise: Durão Barroso quer FEEF já e novo mecanismo antecipado para 2012

Bruxelas, 12 out (Lusa)

O presidente da Comissão Europeia voltou hoje a exortar a Eslováquia a aprovar o quanto antes o reforço e flexibilização do fundo europeu de estabilização financeira (FEEF) e sugeriu a antecipação para 2012 do futuro mecanismo permanente.

Falando perante o Parlamento Europeu, em Bruxelas, na apresentação do seu “roteiro para a estabilidade e o crescimento”, José Manuel Durão Barroso disse que um fundo europeu “reforçado e mais flexível”, como decidido a 21 de julho pelos líderes da Zona Euro, é vital e no imediato.

“É do interesse de todos os países da Zona Euro, incluindo, estou certo, do povo eslovaco”, apontou, reiterando o seu apelo aos partidos políticos da Eslováquia com vista a uma “rápida adoção” do acordo, que ainda precisa da ratificação por Bratislava para entrar em vigor.

Por outro lado, o presidente do executivo comunitário propôs que o novo fundo de resgate permanente, o Mecanismo Europeu de Estabilidade, entre em vigor em meados de 2012, em vez de se esperar por 2013, como inicialmente previsto.

ACC/PPF/Lusa

Sem comentários: