sábado, 22 de outubro de 2011

Merkel quer sanções mais severas para endividados

por:DN.pt/Lusa/Hoje
A chanceler alemã, Angela Merkel, exigiu hoje sanções mais severas e a denúncia ao Tribunal de Justiça da União Europeia dos parceiros europeus que não controlem as suas contas públicas e que se endividem excessivamente.

"Bruxelas tem falta de competências nesse sentido", reconheceu hoje a chanceler alemã durante um evento das juventudes da União democrata-cristã (CDU) que preside na cidade de Braunschweig, no norte da Alemanha.

Angela Merkel afirmou que, se um país viola durante anos o Pacto de Estabilidade e Crescimento, deve poder ser acusado perante o Tribunal da EU, com independência da autonomia dos Estados-membros.

"Precisamos de mais Europa e mais capacidade de acção nesse campo", caso contrário não se atingirá um nível equilibrado de competitividade dos países comunitários, afirmou a chanceler, um dia antes da cimeira de chefes de Estado e de Governo na União Europeia.

Poucas horas depois, noutro encontro político da CDU, Merkel apelou aos Estados-membros para que deixem de "viver do crédito".

"É preciso parar de se viver acima das possibilidades de cada um", disse Angela Merkel, que, esta noite, se encontra com o presidente francês Nicolas Sarkozy, em Bruxelas, para uma reunião de trabalho preparatória para o Conselho Europeu de domingo.

De acordo com fontes do Eliseu, citadas pela agência France-Presse, Sarkozy e Merkel encontram-se cerca das 21:00 de Bruxelas (menos uma hora em Lisboa), à margem de uma reunião do Partido Popular Europeu (PPE), onde também participa o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho.

O presidente francês e a chanceler alemã, dizem as fontes do Eliseu, falaram hoje de manhã ao telefone. Em cima da mesa estará a crise da Zona Euro, sendo o objectivo dos dois líderes ultrapassar as divergências no combate à crise do euro e ao contágio da dívida.

Sem comentários: