quarta-feira, 5 de outubro de 2011

5 De Outubro: António Costa condena "corte cego na educação"

por:DNonline/ Lusa/Hoje

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, invocou hoje os princípios inspiradores da República para pedir ao Governo "uma aposta clara na descentralização" e condenar um "corte cego" no investimento na educação.

Discursando na cerimónia que assinala o 101.º aniversário da implantação da República portuguesa, a 5 de Outubro de 1910, António Costa defendeu que "é nos momentos em que há poucos recursos que governar ainda mais deve significar escolher bem", sublinhando em seguida a importância dos valores da "solidariedade e da igualdade de oportunidades" em tempos de crise.

Para o presidente da autarquia de Lisboa, a "educação constitui um eixo fundamental de uma verdadeira política de igualdade de oportunidades", pelo que condena "um corte cego na educação" por ser "um corte no essencial".

"O investimento na Educação é o exemplo de um investimento virtuoso que não deve parar, porque isso representaria um retrocesso, com custos elevadíssimos para o nosso País", reforçou.

António Costa louvou, neste contexto, o trabalho desenvolvido "pelo Estado, através da Parque Escolar" nos últimos anos no município de Lisboa, melhorando as condições das escolas do concelho, em paralelo com o programa Escola Nova, da responsabilidade da própria Câmara.

Na terça-feira, a agência EFE noticiou que o Governo português prevê cortar em 2012 o seu orçamento em Educação em mais de 600 milhões de euros.

Sem comentários: