domingo, 2 de outubro de 2011

Incêndios/Pombal: Houve "momentos de aperto, mas o pior já passou" – comandante distrital

Pombal, 02 out (Lusa)

Os dois incêndios que lavram hoje em Casais Novos e Infesta, Pombal, provocaram “momentos de aperto, mas o pior já passou”, disse à Lusa o responsável pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria.

“Se até agora estivemos a defender as habitações, neste momento estamos no combate puro e duro às chamas”, explicou José Manuel Moura, sublinhando a importância dos meios mobilizados para o terreno: 299 homens e 80 veículos.

O comandante operacional distrital admitiu que se chegou a equacionar a retirada da população mais idosa em alguns locais, mas tal acabou por não ser necessário, apesar das “mais de 20 ignições em sítios diferentes”.

José Manuel Moura realçou que “a situação está a melhorar” e admitiu a existência de “um ou outro anexo de uma casa que tenha ardido”, mas explicou que esse balanço será feito às 20:00, no ‘briefing’ que reúne os responsáveis pelas operações de combate aos incêndios.

Em Casais Novos o incêndio deflagrou por volta das 13:00. Em Infesta, o alerta foi dado às 14:40. Ambos os fogos possuem ainda frentes ativas em povoamento florestal.

Além dos incêndios em Pombal, a Autoridade Nacional de Proteção Civil destacava às 19:10, na sua página na Internet, dois fogos ativos: um em Montalegre, Vila Real, e outro em Vinhais, Bragança.

JYMC/Lusa

Sem comentários: